Dicas

Publicado por: admin - 10/11/2017 17:32

Assuma o controle das suas finanças pessoais. Para ajudar você, o IAPP selecionou uma série de publicações e dicas valiosas.

Calculadoras e Simuladores mais

Confira as calculadoras e simuladores recomendados por experts em finanças.

Calculadora do Primeiro Milhão

Dicas de Finanças mais

Assuma o controle das suas finanças pessoais.  Para ajudar você, o IAPP selecionou o site como Investir de autoria da ANBIMA com dicas valiosas. Clique aqui!

Incentivo Tributário mais

Uma das grandes vantagens que você tem em investir no futuro por meio do Instituto Ambev é o incentivo tributário vigente. Por ele, é possível deduzir, da base de cálculo do imposto de renda, as contribuições feitas ao IAPP, no limite de 12% da renda bruta anual do participante que usa o modelo completo de declaração (no modelo simplificado, as deduções relativas à previdência privada entram no desconto padrão de 20%).
Aproveitar o incentivo tributário, no limite dos 12%, é simples. Se sua renda bruta anual é proveniente somente dos ganhos salariais e seu percentual de contribuição básica é de 2%, por exemplo, aumente-o para o máximo permitido, de 8,5%. Se ainda assim ficar abaixo dos 12% do limite, faça contribuições adicionais, complementando a diferença.

Declaração de Imposto de Renda mais

Anualmente, entre os meses de março e abril, toda pessoa física não isenta de imposto de renda deve preencher e entregar à Receita Federal a declaração de ajuste anual de IR.

Modelo completo de declaração: Se você faz uso do modelo completo da declaração e contribuiu para o plano no ano anterior, precisa:

> Informar os dados previdenciários no campo Pagamentos e Doações Efetuados
> Informar apenas o total de contribuições realizadas ao plano
> Informar a razão social e o CNPJ do IAPP, que são, respectivamente:

• Razão social: Instituto Ambev de Previdência Privada
• CNPJ: 30.487.912/0001-09

Importante: Para você que é participante ativo, o total de contribuições que fez ao plano está no Informe de Rendimentos, entregue por sua empresa na semana anterior ao início do prazo para realização da declaração. Para você que é participante autopatrocinado, o total de contribuições que realizou ao plano está no Informe de Rendimentos, entregue pelo IAPP no mesmo período.

Modelo simples de declaração: No modelo simples de declaração, as deduções relativas aos investimentos feitos em planos de aposentadoria privada fazem parte do desconto padrão de 20%. As contribuições, nesse caso, não precisam ser informadas. Para mais informações sobre a declaração de ajuste anual de imposto de renda, acesse o site da Receita Federal, clique aqui!

Acesse a TV Educação Financeira da BM&F Bovespa!

Cartilha do Participante mais

Essa cartilha, elaborado pela PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, órgão do Ministério da Previdência Social, tem como objetivo apresentar aos participantes de planos de previdência as principais informações sobre o funcionamento dos  fundo de pensão. Clique aqui para acessar!