Controle de Riscos

Quanto maior é a possibilidade de retorno de um investimento, maiores são os riscos envolvidos. Essa é uma regra geral do mercado financeiro. Conheça os principais tipos de risco monitorados pelo IAPP:

RISCO DE MERCADO – Trata-se da variação do preço dos ativos nas negociações financeiras. As ações, por exemplo, sofrem oscilações diárias na bolsa de valores. Como seu rendimento é desconhecido no momento da aplicação, o segmento se chama “renda variável”.

RISCO DE CRÉDITO – Indica a possibilidade de inadimplência das contrapartes nas operações financeiras, popularmente conhecida como calote. Para minimizar esse risco, seu dinheiro é aplicado em operações com baixo risco de crédito, segundo classificação de agências avaliadoras. Ações, por exemplo, sofrem oscilações diárias na bolsa de valores. Como seu rendimento é desconhecido no momento da aplicação, o segmento se chama “renda variável”.

RISCO DE LIQUIDEZ – É a possibilidade de redução ou inexistência de demanda por títulos da carteira de investimentos. Se você quer vender alguma coisa, alguém precisa querer comprar. Por prudência, uma parte de seu patrimônio está investida em ativos de liquidez imediata, a fim de não faltarem recursos para cumprir compromissos de curto prazo.